Os resultados do projeto STEnCIL apresentados na Conferência Internacional Agri-Food Ecosystem 2021 | 26-27 maio 2021
Foram apresentados os resultados do projeto STEnCIL na conferência Internacional Agri-Food Ecosystems 2021, realizada em Santarém nos dias 26 e 27 de maio 2021.
Mais informações clique na imagem >
Feijão cutelinho no vEGU2020 - Potencial além fronteiras | 4-8 Maio 2020
Os resultados do projeto STEnCIL, comprovaram que o feijão cutelinho é uma planta melhoradora das características do solo assim como da sua fertilidade, o que levantou a questão da sua utilidade para reabilitar solos. Este trabalho foi apresentado na conferência internacional vEGU2020 nos dias 4-8 maio 2020
Feijão cutelinho o modelo exemplar de sustentabilidade agrícola para garantir a segurança alimentar no cenário das alterações climáticas | Aula Aberta 16 out 2019 | Lusófona
Os resultados obtidos no projeto STEnCIL, suscitaram o interesse da comunidade científica da Universidade Lusófona, e convidaram a investigadora Patrícia Vidigal do Instituto Superior de Agronomia para realizar uma aula aberta no dia 16 outubro de 2019 intitulada “The role of forgotten crops towards agricultural sustainability and food security in a changing climate” em que a cultura em estudo do projeto STEnCIL foi usada como caso de estudo. Nesse âmbito o projeto STEnCIL foi apresentado e como os seus resultados poderão responder aos desafios que os produtores enfrentam face as alterações climáticas. Apresentação disponível ao clicar na imagem.
NOTÍCIAS STEnCIL
Práticas agrícolas inadequadas = solos contaminados = terrenos marginais
A aplicação de agroquímicos em excesso conduz a contaminação dos solos com elementos potencialmente tóxicos o que resulta na expansão de terrenos marginais inadequados à prática agrícola. Foi demonstrado que o feijão cutelinho do projeto STEnCIL poderá ser uma cultura recuperadora de solos marginais, oferecendo ao mesmo tempo produção de matéria verde para consumo animal e para melhoria das características desses solos. Estes resultados foram apresentados no congresso nacional - CIG2019 - realizado em setembro de 2019 em Évora, e num congresso internacional – AGROSYM 2019 – realizado em outubro 2019 na Bósnia e Herzegovina.
O STEnCIL marcou presença no Brunch Electronik -In the Park Lisboa | 28 julho - 22 Setembro 2019
Com o intuito de dar a conhecer o STEnCIL e a cultura do feijão cutelinho ao consumidor, o CCTI apresentou o projeto STEnCIL no “Brunch Brunch Electronik -In the Park Lisboa” em setembro 2019.
O projeto STEnCIL serviu de mote ao evento internacional - Role of agriculture in the climate change era for achieving the Sustainable Development Goals - 15th EEF 2019
O projeto STEnCIL serviu de mote para o simpósio - Role of agriculture in the climate change era for achieving the Sustainable Development Goals – no congresso internacional 15th European Ecological Federation Congress – 15th EEF 2019, realizado na Faculdade de Ciências de Lisboa em agosto de 2019. A investigadora Patrícia Vidigal do Instituto Superior de Agronomia apresentou os resultados do STEnCIL na apresentação oral “ Exploring the potential of multipurpose crops towards soil conservation and sustainable production to face climate challenges”
O potencial escondido no feijão cutelinho
Desde 2014 que o Programa de Desenvolvimento Rural 2020 tem vindo a investir e a apoiar propostas de inovação que ajudem a fortalecer o sistema produtivo nacional de forma a conseguir responder a oportunidades ou problemas agrícolas ou do meio rural. Um desses projetos, o grupo operacional (GO) STEnCIL, criado por uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL), em conjunto com várias Organizações de Produtores (OPs), Sociedades Agrícolas e outros operadores do setor, tem como objetivo explorar o potencial de uma leguminosa esquecida, o feijão cutelinho.
https://www.agroportal.pt/isa-o-potencial-escondido-no-feijao-cutelinho/
No decorrer do projeto STEnCIL foi encontrado um método pioneiro de avaliação da diversidade genética.
Através da análise completa do perfil de ácidos gordos de seis variedades de feijão cutelinho em teste no projeto STEnCIL, foi encontrado um método pioneiro para avaliação da diversidade genética. Para mais informações clique no link para ler o estudo publicado em uma revista internacional.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S098194281830439X
Feijao cutelinho como exemplo de cultura resiliente numa aula aberta na FCUL | 28 novembro 2018
A cultura em estudo no projeto STEnCIL, o feijão cutelinho, serviu de exemplo como uma cultura resiliente face às alterações climáticas que os nossos produtores enfrentam. Os resultados do projeto foram apresentados como um caso de estudo de sucesso neste âmbito, numa aula aberta da Faculdade de Ciências em novembro de 2018
STEnCIL foi apresentado na AGROINOVAÇÃO 2018 - Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural | 29 outubro 2018
Os resultados do projeto STEnCIL foram apresentados na Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, realizado em Oeiras no dia 29 de outubro de 2018.
Projeto STEnCIL apresentado no maior congresso dedicado ao Tomate Indústria - XIII World Processing Tomato Congress | 11-15 junho 2018
O projeto STEnCIL foi apresentado pela primeira vez no congresso mundial dedicado ao tomate para indústria. Este congresso reúne industriais, produtores e cientistas dedicados ao importante setor do tomate para indústria. A Doutora Patrícia Vidigal apresentou "A green solution for the agricultural sustainability of processing tomato crop in a changing climate" no XV International Symposium on Processing Tomato realizado na XIII World Processing Tomato Congress, na Grécia em 2018.
O potencial do feijão cutelinho como corredor verde em sistemas agroflorestais Mediterrânicos | 5-8 junho 2018
O potencial do feijão cutelinho em sistema agroflorestal foi apresentado na conferência internacional "Conference Natural Resources Green Technology &Sustainable Development/3" realizado em Zagreb, Croatia, em Junho de 2018.
Também foi apresentado na mesma conferência, a relação entre a origem do feijão cutelinho e a sua aplicação em sistemas agrícolas com poucos recursos tais como os sistemas da Africa Subsaariana.