Lablab purpureus (L.) Sweet, lablab ou feijão cutelinho, é uma das mais diversas espécies de leguminosas domesticadas. O feijão cutelinho tem múltiplos usos como grão, vegetal, forragem, adubação verde, ornamental ou medicinal, também refletidas em ampla diversidade morfo-agronómica. Apesar da significativa coleção mundial de germoplasma de cerca de 3.000 acessos, a diversidade do feijão cutelinho não é compreendida no contexto de origem, domesticação e dispersão global.
O feijão cutelinho combina um grande número de qualidades que podem ser usadas com sucesso em várias condições. Sua primeira vantagem é sua adaptabilidade, além de ser resistente à seca, é capaz de crescer em uma ampla variedade de condições ambientais em todo o mundo. Permanecendo verde durante a estação seca, sabe-se que fornece até seis toneladas de matéria seca/ha .
O feijão cutelinho é uma planta robusta, semi-ereta, perene ou anual. É cultivada principalmente como monocultura ou em consociação. A cultura é cultivada pelas suas vagens verdes, enquanto as sementes secas são usadas em várias preparações de alimentos vegetais. Também é cultivada em hortas como cultura anual ou em cercas como cultura perene. É uma das principais fontes de proteína nas dietas nos estados do sul da Índia. A preferência do consumidor varia com o tamanho da vagem, forma, cor e aroma (fragrância da vagem). Também é cultivada como planta ornamental, principalmente nos EUA.